Cabelo x Nutrição: qual a relação?

As células capilares são as segundas células que mais crescem em seu corpo (perdendo apenas para as células intestinais). Cada indivíduo possui cerca 120.000 cabelos no couro cabeludo, nos quais precisam de nutrientes para crescer de forma saudável.  

Mas como o cabelo não é um órgão ou tecido vital, seu corpo nunca priorizará suas necessidades nutricionais. E desta forma, um desequilíbrio nutricional muitas vezes ocorre nas células capilares.  

Mas você sabe quais são os elementos necessários para que a sua saúde capilar?  

O que muitas pessoas tem sido tendenciadas acreditar é que uma “dieta saudável” muitas vezes não inclui todos os elementos necessários para um crescimento saudável do cabelo.  

É claro que existem vários fatores como genética, idade, problemas hormonais, gestação, medicamentos, entre outros que podem afetar no aspecto geral do cabelo, como o seu desenvolvimento, queda, textura e brilho. Porém, o estado nutricional do indivíduo é de grande importância para a saúde dos fios, já que o nosso cabelo é composto por sua maior parte, de nutrientes.  

Algumas dietas bem famosas que vimos por aí, como as conhecidas dietas para perda de peso com alta restrição em energia, sem alimentos de origem animal ou uma rotina alimentar carente em nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B e o ômega-3, podem comprometer a saúde capilar.

Saiba os alimentos que desempenham um grande papel nos fios 

As proteínas são serão o seu melhor amigo quando falamos sobre estrutura e reparo dos cabelos. Os alimentos fonte deste nutriente são: feijões, lentilha, grão de bico, oleaginosas, ovos, lácteos e carnes. 
 
Dentre os minerais, o zinco e o ferro são os mais relevantes para o cabelo. O zinco é constituinte do DNA, o que ajuda na multiplicação de novas células, incluindo as da formação do fio de cabelo, além de também auxiliar na formação de colágeno, um fator importante para a estrutura capilar! Já o ferro está envolvido com a divisão celular que interfere na formação de novos fios. 
 
São fontes de zinco: frutos do mar, carnes vermelhas, castanhas, amêndoas, nozes. Já as principais de ferro são: carnes, feijões, vegetais folhosos verdes escuros. 
 
Outros minerais como cobre, silício, iodo, magnésio e cálcio também devem estar presentes na dieta para garantir a qualidade dos cabelos e prevenir a queda capilar, desempenhando funções importantes como a produção de colágeno, controle do metabolismo e absorção de nutrientes. 
 
As vitaminas do complexo B vão realizar um papel fundamental no metabolismo energético das células produtoras de queratina. As vitaminas B6, B12, e vitamina H são cofatores de enzimas no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelos, a suplementação destes nutrientes ajuda na diminuição da queda de cabelos e saúde capilar. Alimentos como os cereais integrais, carnes, leites, peixes, ovos, frutos do mar, vegetais folhosos, levedura de cerveja são as fontes destas vitaminas! 
 
Uma alimentação colorida e com todos os grupos alimentares vão fornecer todos os nutrientes necessários para garantir a saúde dos cabelos! Agende sua consulta e saiba mais sobre como cuidar do seu cabelo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Copyright © 2021 – Todos os direitos reservados Instituto Silvia Barreto
Feegow Marketing